SINDOMÉSTICO

Salvador – A cidade possui 150 mil trabalhadoras domésticas, sendo que 70% não possuem carteira. Atualmente, 5 mil trabalhadoras estão associadas ao Sindoméstico. No Rio de Janeiro, e São Paulo, a participação é maior, pois ainda possuem mais de uma filial do sindicato.

Recursos – O sindicato sobrevive hoje da cota paga pelos associados na própria sede, o equivalente a 1% do salário que cada empregada recebe. No caso de registro em carteira, o valor é descontado no pagamento do INSS. A despesa bancária é muito alta. Nesse caso, não têm como cobrir os gastos mensais. Dispõe de uma estrutura física composta por 10 (dez) cômodos, divididos entre sala do contador, sala de informática, 2 banheiros, cozinha e área, 01 computador, dois armários, aparelho de TV e cerca de 20 cadeiras.

Número de funcionários e horário de funcionamento
Atualmente o Sindoméstico conta com 02 (dois) funcionários registrados, sendo um contador e uma secretária; quatro diretores voluntários, incluindo a presidente e a vice. Os demais são voluntários.
 
Dirigentes
Cleuza Maria de Jesus – Presidente
Marinalva de Jesus Oliveira – Vice-presidente

Cultura organizacional da instituição, crenças e valores
Organizar e conscientizar a categoria;
Defender os direitos trabalhistas e sociais da categoria;
Resgatar a auto-estima das trabalhadoras domésticas;
Combater sistematicamente a discriminação de raça e gênero;
Participação ativa e apoio nas lutas dos excluídos da sociedade.

Outros serviços prestados e oferecidos
Além de prestar assistência às empregadas domésticas, o Sindicato ministra mensalmente palestras em escolas estaduais e municipais, no turno noturno. Também oferece na sede oficinas com cursos de valorização do trabalho doméstico; como cuidar de crianças e idosos; congelamento; culinária=; técnicas de limpeza, atendimento jurídico; campanhas (erradicação do trabalho doméstico infanto-juvenil, combate à violência contra a trabalhadora doméstica); reuniões e assembléias com a categoria, dentre outros.